08 fevereiro 2017

Planos 2017 - Janeiro (1/12)

Como toda meta tem que ser acompanhada de perto, vou mês a mês fazer um balanço de como meus planos para 2017 desenvolveram ao longo do mês que acabou de se encerrar.

É uma maneira muito bacana de se acompanhar de perto as metas e poder fazer ajustes enquanto é tempo. 

Caso queira analisar o post original, está aqui: "Planos para 2017"

Avaliação de Janeiro

- Saúde: Não sou gordo nem obeso, mas bem que poderia ter uma dieta mais regulada e perder uns 5 kg né? Está lançado o desafio;

Oh My Goodness!!!! Como é bom se sacrificar e ter seus esforços recompensados. Como dito no plano original, não sou gordo, mas estava ligeiramente acima do peso (mais precisamente 8kg). Resolvi começar o ano indo em uma endocrinologista (famosa na região) e realizei a bendita dieta do sangue (minha tipagem é A). Do c******. 
Fechei janeiro com 4kg eliminados. Sei que minha meta era perder 5kg, mas como diz nossa eterna presidenta, se temos uma meta, vamos dobra-la (rss). 
brincadeiras a parte, vou tentar perder 8kg e a partir daí manter. 
Entretanto, Mês excelente para esse item!!! 

___

Livros: Está aí uma nova paixão, nem eu sabia que ler livro era tão gostoso e enriquecedor. Principalmente quando a leitura agrega em conhecimentos que é do interesse. Serei ousado, pois o bom mesmo é superar limites. 12 Livros, 1 por mês, sem choro nem vela;

Como podem ver clicando no link acima (livros Degustados), consegui em janeiro ler 3 livros. Não, juro que não sou atoa, mas janeiro foi excelente enquanto o trabalho não me sugava meu couro. Aproveitei cada segundo após as 18 hrs para estudar forte e ler!! Excelente mes para esse item, acho difícil repetir a dose, infelizmente.

___

Lazer: Viajar no mínimo 2 vezes no ano com a trupe. dar um off total de pelo menos 7 dias (se for para os EUA tem que ser mínimo de 20 dias hehe);

Não consegui viajar em janeiro (exceto viagens para ver parentes), mas tive um bom avanço para essa meta. Viagem agendada para o final de Março. Praia, litoral paulista, 7 dias off. Bom demais.

___

EAD: Mais uma nova descoberta, como é bom estudar e aprender (estranho, nunca fui assim (hahaha)). Atualmente faço um curso de 120 horas de Contabilidade Gerencial. Em 2017 pretendo além desse cursar outro de mesma carga horária;

Mesmo caso da meta dos livros. Mês tranquilo profissionalmente, aproveitei para bombar meu cérebro de informações. Acabei o primeiro módulo de 40 horas do curso Contabilidade Gerencial que estou fazendo. Difícil pra caramba e infelizmente conteúdo fraco, tive que me embasar em livros para ver se aprendia algo. De todo modo. Consegui dar continuidade a essa meta e finalizar o 1o dos 3 módulos

____

- Novas habilidades: Para esse ano vou focar em dominar o Excel e manjar sobre Declaração de Imposto de Renda.

Meu foco para janeiro não era desenvolver novas habilidades, pretendo fazer isso ao longo do ano, portanto, não avancei nesse quesito.

___

- Profissional: Aprimorar meus conhecimentos e skills no ramo da Administração, Finanças, Gestão. Apesar de não ser formado nessas áreas, por ter empresa privada necessito urgentemente me desenvolver nessas áreas para melhor dominar meus empreendimentos. A priori livros, cursos EAD, cursos presenciais serão fonte desse conhecimento, mas para ter algo concreto para 2017, quero dominar e ser "fluente" no quesito finanças, análise de balanços, projeções, demonstrativos, e demais itens fundamentais para um empreendedor de sucesso;

Acredito que acrescentei conteúdo na cachola, porém nada que me desse condição de desenrolar novas habilidades dentro das empresas. Como o conhecimento é gradual e cumulativo, creio que estou no caminho certo para desenvolver tais conhecimentos. Satisfeito com o conhecimento adquirido. 

___

- Investimentos: Em 2017 gostaria demasiadamente de ter minha carteira de investimento montada, nem que seja na teoria. Atualmente tenho conhecimentos intermediários em Renda Fixa e Fundos de Investimentos. Gostaria de abranger conhecimentos de Fundos Imobiliários, ETF, Ações e outros ativos para poder definir melhor minha carteira e aumentar minhas skills no ramo;

Esse assunto é apaixonante. Não tem um dia que não estudo a respeito de investimentos, dinheiro, economia. Porém meu foco ainda não está onde quero chegar (ETF, Fundos Imobiliários, Ações e outros). Continuo me aperfeiçoando em conhecimentos de Renda Fixa e Fundos de Investimentos em geral. Não acredito que seja conteúdo perdido, ainda quero solidificar meu "início" no mundo dos investimentos e começar com o básico é geralmente melhor. Mas fico feliz em estar cada vez mais animado com o assunto, porém não avancei nesse quesito.

___

- Financeiro: Se tivesse levado a mega da virada, nem precisaria desse item, porém como não rolou (nem joguei), lá vamos nós matar alguns leões por dia.
  • Aportes: (mínimo de) R$3.000,00(mês) / R$36.000,00(ano) + Inflação
  • Rentabilidade Real: 12%~13% a.a. / 1% + inflação a.m.
Abaixo está o valor alvo a ser atingido no final de cada mês (baseando no PROJETO inicial)


OBS: Farei esforço redobrado para em Dezembro superar em 20% a meta (R$162.150,00). Focando principalmente em aportes.


Feliz demais por ter superado minhas expectativas em Janeiro:

- Aportes: 
Projeção - R$3.000,00

Realizado - R$10.234,00;

- Rendimento: 
Projeção - 1% acima da inflação

Realizado - 1,85% acima da inflação.

Dois fatores para o sucesso dos itens acima:

- Estudo;
- Trabalho duro.

Estudo pois apesar de ter começado a investir no mês de dezembro e iniciado o blog em janeiro, venho estudando com muito afinco o assunto desde outubro. De lá para cá muito aprendizado, horas de estudo, novas rotinas e atitudes com o dinheiro. 
Trabalho duro pois colher dividendos das empresas em meses como Dezembro e Janeiro é realmente muito gratificando, principalmente pelo período de sazonalidade do negócio e época de gastos mais altos. Fico feliz que o trabalho esteja recompensando, pois além de poupar não posso reclamar da qualidade de vida que desfrutei no mês de janeiro (com muita frugalidade).

E claro, o patrimônio. Fechei janeiro com R$101.740,83, valor +9,9% do que o projetado para o mês, passando inclusive as metas de fevereiro e março.

Acho que subestimei um pouco meus aportes. Mas vamos tocando o barco e ver como se desenrola o restante do ano.

___


Tive um excelente Janeiro e espero manter o mesmo ritimo e gás para Fevereiro.

Excelente semana a todos. Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário