12 fevereiro 2017

Portfólio

Compartilharei abaixo meu Portfólio de Investimentos. Esse post será atualizado sempre que houver alteração na composição da carteira. Acredito na evolução constante do conhecimento assim como no aumento das experiências, traduzidas em vivência de campo, troca de know-how, dentre outros.
Dessa forma espero boas alterações na composição do mesmo.


* Última atualização ---> 12/02/2017 *




Comentários:

Queridos colegas, essa é a primeira postagem a respeito do Portfólio. antes de mais nada gostaria que ficasse de fácil entendimento para todos. Toda crítica e sugestão para as próximas montagens é extremamente bem vinda.

Conforme venho comentando nos outros posts do blog, tenho uma constante inquietação a despeito da composição a carteira de investimentos. Vejo colegas trabalhando com Ações (ativos diretos ou ETFs), fundos imobiliários, rendas fixas (CDB, LCA, LC, etc etc) e demais ativos e confesso que fico invejoso na capacidade de todos em produzir uma carteira equilibrada, diversificada e que produza resultados.

Confesso que meu start no mundo dos investimentos não tem sido simples. Dos poucos meses inseridos nos ensinamentos desse mundo, achei que a melhor maneiro de iniciar seria através de fundos de investimentos.

Muito controverso devido a taxas e obrigações porém muito completo para quem se inicia e não possui bagagem. Não espero a melhor rentabilidade, mas gostaria de abranger os mais variados tipos de investimentos através deles.

Me preocupo em continuar sempre aprendendo, pois assim que possível gostaria de substituir um fundo de investimentos (com taxas e obrigações), por atuações diretas feita por mim e com menos custos.

Divisão:

O grande foco da carteira é manter uma balanceamento saudável entre Caixa x Renda Fixa (RF) e Renda Variável (RV) para que possa aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Caixa: 

O ideal é que o Caixa fique sempre próximo a R$0,00, ou seja, todo capital estará aplicado. Atualmente 27% do capital está em formato de caixa pois está em trânsito para novos ativos (será exibido na próxima atualização).

RF x RV:

Não tenho um balanceamento perfeito entre RF e RV, porém é importantíssima a composição de RF para duas situações:

- Reserva de emergência pessoal;
- Aproveitar oportunidades em RV.

Diante desses itens mencionados tentarei manter a RF na casa dos 25%~30%.

A RV será de acordo com o momento / oportunidades do momento. 

Ativos:

RF:

Itaú Special Renda Fixa - Fundo Renda Fixa, D+0, com finalidade de liquidez imediata em caso de emergência. Foco em preservar o capital da inflação.

Porto Seguro Referenciado DI - Fundo DI, D+0, possui a finalidade de evitar que o dinheiro fique parado na conta da corretora com foco de rentabilidade em torno de 100%~104% CDI.

Modal Institucional FIM - Fundo Multimercado, D+1, possui a finalidade de investimento do montante em renda fixa com foco de rentabilidade em torno de 108%~114% CDI.

RV:

Adam Macro II - Fundo Multimercado, D+30, com atuação ativa em estratégias macroeconômicas, estou muito entusiasmado com a gestão e espero bons frutos para o futuro. Ele não está mais aberto para capitação, dessa forma não tenho a intenção sair do mesmo. Foco de rentabilidade em torno de 120% CDI ou +.

XP Long Biased 30 - Fundo Multimercado, D+30, com atuação ativa em ações, trabalhando com diversas estratégias. Espero com ele estar inserido no mercado de ações e poder render bons frutos do que se espera com na bolsa. Foco de rentabilidade em torno de 130% CDI ou +.

6 comentários:

  1. Muito bom! Para quem está iniciando os fundos de investimentos realmente são uma boa alternativa para ir se acostumando com o mercado. Sua carteira tem um perfil bastante agressivo. Espero que esteja de acordo com o planejado neste aspecto.

    Se quer realmente iniciar os investimentos em renda variável, não deixe de estudar os mega investidores. São muitas lições valiosas que podemos aprender antes mesmo de começar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita IR.

      Realmente tenho uma carteira agressiva e terei a tendência de ser mais ainda. Um dos meus maiores desafios é ter "paciência" em segurar boa % em RF para manter o equilíbrio.

      Em relação aos megainvestidores, teria como me indicar algumas literaturas ou nomes? Sinceramente falando, sei apenas do Warren Buffet.

      Gde abraço

      Excluir
  2. Cuidado com esses resgates D+30... vc pode pedir o resgate na crista da onda e resgatar no fundo do poço...
    O ideal é cotização D+0 e retirada em até D+3!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Pao,

      Essa é um inquietação que tenho a respeito de D+30 com perfil em ações. Em relação ao Adam não me preocupo, pois devido a estratégia macro será tipo um buy n hold. Agora o LB30 é preocupante.

      Estou avaliando diminuir a presença nele e trabalhar com fundos de ações com até D+3, ou então ir direto no mercado de ações.

      Obrigado pela dica!! Gde abraço

      Excluir
  3. Excelente escolhas boa carteira, bons gestores.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Li no seu comentário que está pensando ir para o mercado de ações.

    Tenho um Blog onde falo do investimento em ações para longo prazo estratégia fundamentalista, baseada em nomes como Benjamin Graham, Warren Buffett, Luiz Barsi.

    Se tiver interesse na analise fundamentalista passe por lá, acho que o pode ajudar.

    Abraço e sucesso nos investimentos

    ResponderExcluir